sexta-feira, 14 de setembro de 2012




SANTANA CIDADANIA ITALIANA


CONSULTORIA E ASSESSORIA EM TODAS AS FASES

SITE: WWW.SANTANACIDADANIA.COM.BR


Todos os dias recebo vários e-mails de pessoas com diversas perguntas sobre como fazer o processo. Reuni algumas aqui e vou respondê-las . Se por acaso você tenha alguma dúvida diferente e que não esteja aqui, por favor envie um e-mail ( neuh@santanacidadania.com.br )


• QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA

do italiano: Nascimento, casamento , obito ( em alguns casos) e certidão negativa de naturalização

Dos descendentes:

Nascimento , casamento de todas as pessoas que fazem parte da linha direta de trasmissão, ou seja, sem documentos dos cônjuges.

• COMO CONSIGO AS CERTIDÕES DA ITÁLIA?


a palavra chave é PESQUISA, não existe uma formula mágica, a não ser que você leve sorte de estar escrita a cidade em alguma certidão do itlaiano ( obito ou casamento, se foi no Brasil) , normalmente vem escrito Italia, ou a Província, o que já nos ajuda muito na busca da Itália.Você terá que buscar toda e quaquer informação junto aos mais velhos da família, documentos e fotos antigos, certidões , desembarques, e outros. quanto mais informação mais facil será encontrar a certidão na Itália , seja por você mesmo, ou por uma Empresa de Assessoria. De qualquer maneira é resultado de muito trabalho.


• QUANTO CUSTA UMA BUSCA PROFISSIONAL DE CERTIDÃO NA ITALIA?

Depende da Região onde ele nasceu, do ano de nascimento e principalmente da quantidade de informações que você possui, neste caso só posso falar por nós, cada pesquisador tem os seus métodos de trabalho e valores podem variar muito, normalmente no sul da Italia e Paroquias custam mais por serem menos receptivos na busca.


• ONDE POSSO REQUERER A CIDADANIA E ONDE O MAIS RÁPIDO?

Pode requerer diretamente na Itália ou no consulado da tua jurisdição. No Brasil costuma demorar de 8a 12 anos. Diretamente na Italia , dependendo do lugar , pode sair de 3 a 6 meses.

• A BUROCRACIA É MAIOR NA ITALIA OU NO BRASIL?

Na Itália é mais burocrático, pois além da tradução, é necessário também Legalizar os documentos junto ao consulado antes de ir e também por necessitar de residência no seu nome para poder dar entrada lá. Como a dificuldade em se alugar um imóvel, sendo estrangeiro e dificuldades com a língua e com os procedimentos, existem as Assessorias que já possuem uma estrutura pre montada para recebe-lo e experiência para que o teu processo seja completado com maior segurança.

• QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR NA ITALIA?

Depende da Assessoria e das exigências do comune, com a nossa Assessoria , de 20 a 30 dias serão suficientes para fazer a residência e dar entrada no teu processo. Se você optar por fazer o processo sozinho e não tiver ninguem la para cuidar dele para você, deverá ficar ate o fim do processo, sendo que o tempo depende do lugar escolhido.




• QUAIS SÃO OS CUSTOS DA ASSESSORIA DIRETO NA ITALIA?

Mais uma vez tenho que dizer que depende do comune e da Assessoria. A Santana oferece descontos progressivos para mais de uma pessoa da família que forem dar entrada juntos.





• O QUE É CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR?

São certidões emitidas pelo cartório onde vem escritas todas as palavras que contem o livro de registro da época, arquivado nos cartórios.


• AS CERTIDÕES PRECISAM SER DE INTEIRO TEOR?

Depende do comune onde vai dar entrada e depende principalmente do consulado onde você irá legalizar, há os que exigem, independente se o comune onde você vai fazr aceita ou não.

• PRECISO EMITIR ÓBITOS?

Para a Italia , depende do comune onde vai dar entrada, nos nossos não precisa, em alguns casos só do italiano.

• O QUE É E ONDE CONSIGO A CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO?

É uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça, dizendo que ele não se naturalizou brasileiro. Depois que você já tiver a certidao do italiano, so ir ao site do MJ e preencher o formulário e imprimi-lo .


• E SE A CERTIDÃO NEGATIVA NÃO SAIR?

Ela pode não sair na hora por diversos motivos, um deles,o mais comum, são a existência de homônimos, neste caso eles irão aprofundar a pesquisa e depois de um tempo libera-la no site para você imprimir. Outro caso é de naturalização mesmo ( raro).


• E SE A CERTIDÃO DER POSITIVA, ELE SE NATURALIZOU, PERCO O DIREITO A CIDADANIA?

Se der Positiva ele se naturalizou, mas nem sempre você perde o direito , vai depender data da naturalização. Se ocorreu antes do nascimento do filho, infelizmente nao tem como transmitir a cidadania. Se foi depois do nascimetno do filho, tudo normal.


• POSSO TRANSMITIR A CIDADANIA POR CASAMENTO A MINHA ESPOSA/O?

Se se casou antes de 26/04/1983 a cidadania é automática para ESPOSA, junto com a sua. Se casou depois dessa data ( após 3 anos do casamento) poderá solictar a cidadania por casamento ( chamada naturalização ( não perde a cidadania Brasileira não), esta pode ser pedida também ao conjuge ( marido).

Estamos a Disposição!!! Neuh Sant’ana e Carolina Sant’Ana Salmazo



















Nenhum comentário: