domingo, 9 de setembro de 2012







CINQUE TERRE, OU AS CIDADEZINHAS QUE RENASCERAM DA LAMA


Por Stefania Passarella

MANAROLA, 28 AGO (ANSA) - Após as imagens do desastre causado pela enchente do último outono (boreal), o fascínio pelas Cinque Terre ressurge com força no exterior.
Budget Travel, uma revista especializada em dicas de férias ao alcance de todos os bolsos, aconselha o canto pitoresco da 'bota' como um dos mais "coloridos" do mundo, uma peculiaridade que faz a viagem valer muito a pena.
Há cidades no mundo "que não precisam acender o neon para iluminar a paisagem", diz a revista, mas da Itália à Argentina existem povoados cujo colorido "é o grande diferencial".
Declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco, como recorda Budget Travel, as cinco cidadezinhas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso são um caleidoscópio de cores. Destaque especial para o antigo centro de Manarola, ideal para que as fotos da viagem assumam todas as tonalidades "exceto o desbotado bege". A paleta inclui do azul do mar ao vermelho, amarelo, verde das casas encravadas na rocha.

Já "de pé" na primavera (boreal), após a enchente de outubro, o Parque Nacional das Cinque Terre consolidou neste verão a recuperação da promoção turística. Todos os povoados encarapitados nas rochas sobre o mar ressuscitaram e, lentamente, foi reaberta a rede de trilhas conhecida em todo o mundo pelos percursos de tirar o fôlego. Os esforços também foram reconhecidos pela mídia estrangeira especializada em viagens e turismo.
Gadling.com, um dos maiores blogs de viagens, dizia em fins de julho que as Cinco Terras deveriam ser o destino de viagem principalmente por ter mantido o charme de outros tempos e um estilo simples. "A região, lê-se no site, não sucumbiu e nem cedeu ao mundo corporativo, enquanto suas colinas cortadas por terraços, as casas multicoloridas, as pequenas lojas oferecem a oportunidade de experimentar a vida real da riviera italiana".
Coroando essa mistura, Gadling inclui as delícias culinárias locais (uvas, azeitonas e pesto) e a possibilidade de fazer excursões.
Para Irish Times uma viagem às Cinque Terre é uma das formas de experimentar a Dolce Vita na Itália; enquanto um repórter do The Chronicle Herald, que recentemente visitou a via dell'Amore, define os povoados das Cinque Terre como lugares "suspensos no tempo". Condé Nast Traveler elogiou o trabalho dos italianos, em especial para a reconstrução de Vernazza. (ANSA)

Nenhum comentário: