domingo, 19 de agosto de 2012


SIENA,

17 AGO (ANSA) - Estará acessível ao público, por aproximadamente dois meses, o precioso piso da Catedral de Siena, "o mais belo e magnífico piso já feito", na opinião de Giorgio Vasari.
Até 24 de outubro, o belíssimo tapete marmóreo, que normalmente fica protegido com placas de aglomerado do pisoteio dos visitantes - que são mais de um milhão ao ano, ficará exposto.
O piso do Duomo é o resultado de um programa complexo realizado através dos séculos, do XIV ao XIX. Os desenhos para as 56 incrustações foram obra de grandes artistas, quase todos de Siena, incluindo Sassetta, Domenico di Bartolo, Matteo di Giovanni, Domenico Beccafumi, mas também do umbro Pinturicchio, autor do famoso Monte da Sabedoria (Monte della Sapienza), em 1505.
Também será possível apreciar até outubro, entre outras, as incrustações no hexágono sob a cúpula e o espaço perto do altar. Haverá também um percurso para a visitação extraordinária ao redor do abside, onde estão os entalhes de madeira de Fra Giovanni de Verona e os afrescos de Domenico Beccafumi. (ANSA)

Nenhum comentário: