sábado, 14 de julho de 2012

De Genova a Ouro Preto




– Em comemoração ao Ano da Itália no Brasil (2011-2012) e ao 301° aniversário de Vila Rica, o Museu da Inconfidência inaugurará, no dia 13, sexta-feira, às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaíde, a exposição De Gênova a Ouro Preto: A rota dos Fontana, que retrata a imigração italiana no país e em Minas Gerais a partir da vinda da família do fotógrafo ouro-pretano Luiz Fontana ao Brasil, no final do século XIX.

A mostra tem curadoria geral de Janine Ojeda e Margareth Monteiro e permanecerá em cartaz até 26 de agosto. Na mesma data, será lançada a página na internet com a coleção de imagens digitalizadas da obra de Fontana (www.ouropreto.mg.gov.br/luizfontana). Também estarão expostos objetos, fotografias e imagens relativos à imigração, e serão identificadas famílias ouro-pretanas com descendência italiana. “Fontana foi objeto de mais de uma exposição local, mas ainda não se conseguiu fazer uma mostra realmente renovadora e instigante como a que o Museu pretende realizar”, salienta o diretor, Rui Mourão.

Luiz Fontana
Descendente de italianos, o ouro-pretano Luiz Desidério Fontana nasceu na casa de seus pais em abril de 1897 – ano de transferência da capital mineira para Belo Horizonte – e registrou imagens da paisagem cultural e natural de uma Ouro Preto que se adaptava aos novos tempos. Filho de Ermínio e Maria Polleti Fontana, Luiz Desidério foi batizado na Matriz do Pilar.

Teve seu atelier fotográfico na Rua São José, conforme indica uma placa do Museu Aberto Cidade Viva, onde antes funcionava o Restaurante “Gallo” da família. Trabalhou intensamente e foi pioneiro na criação da foto turística, ao transformar em cartão postal os mais variados flagrantes da histórica cidade. O olhar sensível do artista captou os ângulos mais significativos da paisagem urbana e detalhes extraordinários da arquitetura monumental. Não casou, nem teve filhos. Faleceu na Santa Casa de Ouro Preto, em 22/8/1968, e foi enterrado no Cemitério da Igreja São Francisco de Paula.

Foto: Luís Fontana (Divulgação)


http://www.ouropreto.mg.gov.br

Nenhum comentário: