domingo, 20 de maio de 2012

O BRASIL É NOTÍCIA NA ITALIA








Na capa da revista semanal “Internazionale” desta semana o destaque é o Brasil. Uma ilustração que toma conta da página, com um desenho que lembra a caixa de um sabão em pó, com o texto: “A fórmula do sucesso – Como os brasileiros conseguem ter uma economia que cresce, o débito sob controle e o desemprego em queda”?

Obviamente fui correndo comprar a revista na banca assim que vi a imagem da revista na internet. O título da matéria era ainda mais interessante, dizia: “A lição brasileira – enquanto nos Estados Unidos e na Europa a crise econômica piora, as diferenças sociais aumentam, o Brasil está construindo um modelo de desenvolvimento mais sólido e uma sociedade mais justa. Apesar da corrupção e da criminalidade.”

Antes que os brasileiros daí comecem a dizer que não é bem assim, eu gostaria de convidá-los para analisar com calma e honestidade as mudanças dos últimos anos. O Brasil está longe de ser o paraíso, mas olhando aqui de fora a gente talvez consiga ver muitas mudanças que quem está dentro simplesmente acaba não percebendo no dia-a-dia.

Frases interessantes da matéria publicada na revista Internazionale

Nos últimos dez anos 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema, enquanto nos EUA o índice de pobreza atinge records. O Brasil está na paz. Renunciou a armas nucleares. Tem uma balança equilibrada e um débito público sob controle. É um país caóticamente democrático, onde a imprensa é livre. O Brasil possui um quarto das terras úteis do mundo. E há apenas 5 anos foram descobertos na sua costa aquele que pode estar entre as maiores reservas de petróleo offshore do mundo. Os brasileiros estão no alto das pesquisas internacionais em relação ao otimismo dos cidadãos em relação ao futuro.
Reflexão Brasil – Italia

Não tenho dúvidas que as diferenças sociais no Brasil ainda são muito maiores do que em um país como a Italia, que a segurança por aqui ainda seja melhor do que a daí, que o atendimento nos hospitais públicos aqui ainda seja melhor, que a qualidade das escolas públicas e a quantidade de pessoas instruídas ainda seja maior na Italia.

O fato realmente interessante é a tendência: enquanto o Brasil está agindo para se tornar um país mais digno, aqui acontece exatamente o contrário. A cada semana as notícias dos jornais italianos são mais dramáticas: aumento de impostos, empresários que se suicidam, corte na saúde, na educação, desemprego record, crise financiária, bancos a beira da quebradeira (inclusive o banco mais antigo do mundo, o Monte dei Paschi di Siena).

Aqui na Italia ninguém vê a tal da luz no final do túnel, é um momento de escuridão, um black out. Uma fase de esperar para ver o que vai acontecer. A geração da faixa dos trinta anos, digamos a minha, aqui sofre muito: é difícil conseguir emprego, ninguém sabe exatamente em qual direção investir. Tudo aquilo que parecia seguro e certo começa a se desmantelar.

Enquanto isso, a geração dos trinta aí no Brasil nunca viveu um período melhor. Para quem investe nas áreas certas, emprego não falta. Quem nunca teve carro, hoje pode comprar um (veja-se o trânsito caótico de São Paulo, por exemplo). Quem apenas sonhava em viajar, hoje consegue realizar o sonho, consegue fazer a primeira viagem para a Europa, provavelmente a primeira de várias.

Muita gente discute se esse boom veio para ficar, se é mais uma euforia momentânea. Eu espero que dure. Eu espero que o Brasil se torne um país mais digno para todos. E admito que a política de ajudar as camadas menos favorecidas funciona. Um Estado onde todos têm acesso a educação, cultura, alimentação, saúde é um lugar mais tranquilo e melhor para se viver. Inclusive para os mais ricos. Quer coisa mais chata do que ter medo de sair na rua e ser morto por um relógio? Todos nós sabemos que este é só o começo, mas é um ótimo começo.

(Barbara Bueno)

fonte
http://www.brasilnaitalia.net/2012/05/o-brasil-e-capa-da-revista-italiana-internazionale-desta-semana.html

Nenhum comentário: