sábado, 29 de setembro de 2012

PALCO DO METROPOLITAN CADA VEZ MAIS ITALIANO



NOVA YORK, 28 SET (ANSA) - O teatro de ópera mais famoso do mundo, o Metropolitan de Nova York, está cada vez mais italiano, são inúmeros artistas e obras italianas que se apresentam no palco que já foi "casa" do tenor Luciano Pavarotti.
Alguns expoentes da música lírica são italianos, como o jovem diretor Michele Mariotti e a soprano Carmen Giannattasio, que fará sua hoje.
Giannattasio se anima ao falar sobre a estreia no Metropolitan. "Estou emocionada, é uma grande responsabilidade", explica a soprano à ANSA.
Esse crescimento da procura pelas óperas italianas conta com ajuda do consulado italiano, que criou o Ano da Cultura Italiana nos Estados Unidos e da Dolci Gabbana que patrocina um projeto para que as óperas tenham o nome escrito, também, em italiano. (ANSA)




Itália vive dia de greve geral


ROMA, 28 SET (ANSA) - Mais de 30 mil pessoas participaram hoje das manifestações nacionais na Itália em decorrencia da greve geral dos servidores públicos, convocada pelas centrais sindicais do país, contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo do primeiro-ministro Mario Monti.
Susanna Camusso, líder da central sindical Cgil, interveio em Roma e disse que a manifestação dos servidores públicos "em toda a Itália tem um objetivo, o de mudar a lei sobre a spending review [gastos públicos] e por isso não pretendemos nem parar e nem se entregar. Continuaremos a nossa iniciativa porque estamos defendendo este país".
As categorias que aderiram à greve são dos médicos, funcionários públicos, das instituições estatais, das universidades e pesquisas e dos conservatórios.
Vários locais turísticos de Roma como o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino, ficaram fechados em decorrência da greve.(ANSA)


SANTANA CIDADANIA ITALIANA

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SITE: WWW.SANTANACIDADANIA.COM.BR





Todos os dias recebo vários e-mails de pessoas com diversas perguntas sobre como fazer o processo. Reuni algumas aqui e vou respondê-las . Se por acaso você tenha alguma dúvida diferente e que não esteja aqui, por favor envie um e-mail ( neuh@santanacidadania.com.br )


• QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA

do italiano: Nascimento, casamento , obito ( em alguns casos) e certidão negativa de naturalização

Dos descendentes:

Nascimento , casamento de todas as pessoas que fazem parte da linha direta de trasmissão, ou seja, sem documentos dos cônjuges.

• COMO CONSIGO AS CERTIDÕES DA ITÁLIA?


a palavra chave é PESQUISA, não existe uma formula mágica, a não ser que você leve sorte de estar escrita a cidade em alguma certidão do itlaiano ( obito ou casamento, se foi no Brasil) , normalmente vem escrito Italia, ou a Província, o que já nos ajuda muito na busca da Itália.Você terá que buscar toda e quaquer informação junto aos mais velhos da família, documentos e fotos antigos, certidões , desembarques, e outros. quanto mais informação mais facil será encontrar a certidão na Itália , seja por você mesmo, ou por uma Empresa de Assessoria. De qualquer maneira é resultado de muito trabalho.


• QUANTO CUSTA UMA BUSCA PROFISSIONAL DE CERTIDÃO NA ITALIA?

Depende da Região onde ele nasceu, do ano de nascimento e principalmente da quantidade de informações que você possui, neste caso só posso falar por nós, cada pesquisador tem os seus métodos de trabalho e valores podem variar muito, normalmente no sul da Italia e Paroquias custam mais por serem menos receptivos na busca.


• ONDE POSSO REQUERER A CIDADANIA E ONDE O MAIS RÁPIDO?

Pode requerer diretamente na Itália ou no consulado da tua jurisdição. No Brasil costuma demorar de 8a 12 anos. Diretamente na Italia , dependendo do lugar , pode sair de 3 a 6 meses.

• A BUROCRACIA É MAIOR NA ITALIA OU NO BRASIL?

Na Itália é mais burocrático, pois além da tradução, é necessário também Legalizar os documentos junto ao consulado antes de ir e também por necessitar de residência no seu nome para poder dar entrada lá. Como a dificuldade em se alugar um imóvel, sendo estrangeiro e dificuldades com a língua e com os procedimentos, existem as Assessorias que já possuem uma estrutura pre montada para recebe-lo e experiência para que o teu processo seja completado com maior segurança.

• QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR NA ITALIA?

Depende da Assessoria e das exigências do comune, com a nossa Assessoria , de 20 a 30 dias serão suficientes para fazer a residência e dar entrada no teu processo. Se você optar por fazer o processo sozinho e não tiver ninguem la para cuidar dele para você, deverá ficar ate o fim do processo, sendo que o tempo depende do lugar escolhido.




• QUAIS SÃO OS CUSTOS DA ASSESSORIA DIRETO NA ITALIA?

Mais uma vez tenho que dizer que depende do comune e da Assessoria. A Santana oferece descontos progressivos para mais de uma pessoa da família que forem dar entrada juntos.





• O QUE É CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR?

São certidões emitidas pelo cartório onde vem escritas todas as palavras que contem o livro de registro da época, arquivado nos cartórios.


• AS CERTIDÕES PRECISAM SER DE INTEIRO TEOR?

Depende do comune onde vai dar entrada e depende principalmente do consulado onde você irá legalizar, há os que exigem, independente se o comune onde você vai fazr aceita ou não.

• PRECISO EMITIR ÓBITOS?

Para a Italia , depende do comune onde vai dar entrada, nos nossos não precisa, em alguns casos só do italiano.

• O QUE É E ONDE CONSIGO A CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO?

É uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça, dizendo que ele não se naturalizou brasileiro. Depois que você já tiver a certidao do italiano, so ir ao site do MJ e preencher o formulário e imprimi-lo .


• E SE A CERTIDÃO NEGATIVA NÃO SAIR?

Ela pode não sair na hora por diversos motivos, um deles,o mais comum, são a existência de homônimos, neste caso eles irão aprofundar a pesquisa e depois de um tempo libera-la no site para você imprimir. Outro caso é de naturalização mesmo ( raro).


• E SE A CERTIDÃO DER POSITIVA, ELE SE NATURALIZOU, PERCO O DIREITO A CIDADANIA?

Se der Positiva ele se naturalizou, mas nem sempre você perde o direito , vai depender data da naturalização. Se ocorreu antes do nascimento do filho, infelizmente nao tem como transmitir a cidadania. Se foi depois do nascimetno do filho, tudo normal.


• POSSO TRANSMITIR A CIDADANIA POR CASAMENTO A MINHA ESPOSA/O?

Se se casou antes de 26/04/1983 a cidadania é automática para ESPOSA, junto com a sua. Se casou depois dessa data ( após 3 anos do casamento) poderá solictar a cidadania por casamento ( chamada naturalização ( não perde a cidadania Brasileira não), esta pode ser pedida também ao conjuge ( marido).

Estamos a Disposição!!! Neuh Sant’ana e Carolina Sant’Ana Salmazo



















domingo, 16 de setembro de 2012

CONSULADO ITALIANO DE CURITIBA



você ficou 10 a 12 anos na fila e foi chamado para fazer sua CIDADANIA ITALIANA em CURITIBA??

Não perca o prazo e envie as certidões exatamente como eles solicitam.


Se estiver tendo dificuldades podemos ajudá-lo com a documentação!

"O Consulado Italiano de Curitiba convocou as pessoas com os números de protocolo entre 16001 e 18.000 para apresentar os documentos do processo de reconhecimento da cidadania italiana. Essas pessoas devem apresentar os documentos até o dia 30/11/2012 para obter o reconhecimento da cidadania italiana. Caso não apresentem os documentos até esta data, voltarão para o fim da fila e deverão aguardar mais 10 anos para serem convocada"


www.santanacidadania.com.br




CANDIDATURAS PARA SER UMA DAS "JOIAS DA ITÁLIA"


14 SET (ANSA) - Até o próximo dia 15 de novembro os municípios com população inferior a 60 mil habitantes podem participar do edital de convocação "Gioielli d'Italia", disponível no site http://gioelliditalia.cittalia.com e também no do Governo, www.governo.it.
O projeto resulta de um acordo entre o Ministro do Turismo e a Associação Nacional dos Municípios Italianos (Anci, da sigla original), que visa promover o turismo e valorizar as ações de cada entidade local, em linha com a revitalização do setor tanto na Itália como no exterior.
O objetivo do projeto é criar, com a introdução de um reconhecimento ad hoc (a marca "joia da Itália"), uma rede de excelência e de qualidade no setor da hospitalidade turística, contribuindo para a promoção do patrimônio ambiental, cultural, histórico-urbano, arquitetônico e enogastronômico do sistema italiano de governos regionais.

A operação faz parte das ações de recuperação e relançamento coordenado da imagem da Itália, e também e principalmente dos lugares menos conhecidos, mas não raro de valor inestimável.
Os primeiros 20 municípios selecionados serão incluídos no circuito "Joias da Itália" e serão protagonistas de uma campanha de promoção nos mercados nacional e internacional.

"É extremamente importante - disse o ministro dos Assuntos Regionais, Turismo e Esporte, Piero Gnudi - expandir a oferta turística do nosso país, atraindo os fluxos para destinos novos e valiosos. A iniciativa 'Joias da Itália' segue justamente na direção de uma maior distribuição das chegadas no país e no remanejamento sazonal das presenças de turistas. Em um momento como o atual, em que o turismo doméstico sofre os efeitos da crise, é ainda mais importante fazer conhecer e valorizar rotas menos conhecidas da riqueza imensa do nosso patrimônio". (ANSA)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012




SANTANA CIDADANIA ITALIANA


CONSULTORIA E ASSESSORIA EM TODAS AS FASES

SITE: WWW.SANTANACIDADANIA.COM.BR


Todos os dias recebo vários e-mails de pessoas com diversas perguntas sobre como fazer o processo. Reuni algumas aqui e vou respondê-las . Se por acaso você tenha alguma dúvida diferente e que não esteja aqui, por favor envie um e-mail ( neuh@santanacidadania.com.br )


• QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA

do italiano: Nascimento, casamento , obito ( em alguns casos) e certidão negativa de naturalização

Dos descendentes:

Nascimento , casamento de todas as pessoas que fazem parte da linha direta de trasmissão, ou seja, sem documentos dos cônjuges.

• COMO CONSIGO AS CERTIDÕES DA ITÁLIA?


a palavra chave é PESQUISA, não existe uma formula mágica, a não ser que você leve sorte de estar escrita a cidade em alguma certidão do itlaiano ( obito ou casamento, se foi no Brasil) , normalmente vem escrito Italia, ou a Província, o que já nos ajuda muito na busca da Itália.Você terá que buscar toda e quaquer informação junto aos mais velhos da família, documentos e fotos antigos, certidões , desembarques, e outros. quanto mais informação mais facil será encontrar a certidão na Itália , seja por você mesmo, ou por uma Empresa de Assessoria. De qualquer maneira é resultado de muito trabalho.


• QUANTO CUSTA UMA BUSCA PROFISSIONAL DE CERTIDÃO NA ITALIA?

Depende da Região onde ele nasceu, do ano de nascimento e principalmente da quantidade de informações que você possui, neste caso só posso falar por nós, cada pesquisador tem os seus métodos de trabalho e valores podem variar muito, normalmente no sul da Italia e Paroquias custam mais por serem menos receptivos na busca.


• ONDE POSSO REQUERER A CIDADANIA E ONDE O MAIS RÁPIDO?

Pode requerer diretamente na Itália ou no consulado da tua jurisdição. No Brasil costuma demorar de 8a 12 anos. Diretamente na Italia , dependendo do lugar , pode sair de 3 a 6 meses.

• A BUROCRACIA É MAIOR NA ITALIA OU NO BRASIL?

Na Itália é mais burocrático, pois além da tradução, é necessário também Legalizar os documentos junto ao consulado antes de ir e também por necessitar de residência no seu nome para poder dar entrada lá. Como a dificuldade em se alugar um imóvel, sendo estrangeiro e dificuldades com a língua e com os procedimentos, existem as Assessorias que já possuem uma estrutura pre montada para recebe-lo e experiência para que o teu processo seja completado com maior segurança.

• QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR NA ITALIA?

Depende da Assessoria e das exigências do comune, com a nossa Assessoria , de 20 a 30 dias serão suficientes para fazer a residência e dar entrada no teu processo. Se você optar por fazer o processo sozinho e não tiver ninguem la para cuidar dele para você, deverá ficar ate o fim do processo, sendo que o tempo depende do lugar escolhido.




• QUAIS SÃO OS CUSTOS DA ASSESSORIA DIRETO NA ITALIA?

Mais uma vez tenho que dizer que depende do comune e da Assessoria. A Santana oferece descontos progressivos para mais de uma pessoa da família que forem dar entrada juntos.





• O QUE É CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR?

São certidões emitidas pelo cartório onde vem escritas todas as palavras que contem o livro de registro da época, arquivado nos cartórios.


• AS CERTIDÕES PRECISAM SER DE INTEIRO TEOR?

Depende do comune onde vai dar entrada e depende principalmente do consulado onde você irá legalizar, há os que exigem, independente se o comune onde você vai fazr aceita ou não.

• PRECISO EMITIR ÓBITOS?

Para a Italia , depende do comune onde vai dar entrada, nos nossos não precisa, em alguns casos só do italiano.

• O QUE É E ONDE CONSIGO A CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO?

É uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça, dizendo que ele não se naturalizou brasileiro. Depois que você já tiver a certidao do italiano, so ir ao site do MJ e preencher o formulário e imprimi-lo .


• E SE A CERTIDÃO NEGATIVA NÃO SAIR?

Ela pode não sair na hora por diversos motivos, um deles,o mais comum, são a existência de homônimos, neste caso eles irão aprofundar a pesquisa e depois de um tempo libera-la no site para você imprimir. Outro caso é de naturalização mesmo ( raro).


• E SE A CERTIDÃO DER POSITIVA, ELE SE NATURALIZOU, PERCO O DIREITO A CIDADANIA?

Se der Positiva ele se naturalizou, mas nem sempre você perde o direito , vai depender data da naturalização. Se ocorreu antes do nascimento do filho, infelizmente nao tem como transmitir a cidadania. Se foi depois do nascimetno do filho, tudo normal.


• POSSO TRANSMITIR A CIDADANIA POR CASAMENTO A MINHA ESPOSA/O?

Se se casou antes de 26/04/1983 a cidadania é automática para ESPOSA, junto com a sua. Se casou depois dessa data ( após 3 anos do casamento) poderá solictar a cidadania por casamento ( chamada naturalização ( não perde a cidadania Brasileira não), esta pode ser pedida também ao conjuge ( marido).

Estamos a Disposição!!! Neuh Sant’ana e Carolina Sant’Ana Salmazo



















quinta-feira, 13 de setembro de 2012


TASTE OF ROME, ALTA COZINHA ENCONTRA O GRANDE PÚBLICO


ROMA, 12 SET (ANSA) - Nasceu em Londres há 10 anos e a ideia viajou pelos quatro continentes. É o Taste Festival, um dos eventos mais globalizados no mundo dedicado à alta cozinha que encontra o grande público.
Depois de Auckland, Dubai, Sydney, África do Sul, passando por Paris e Milão, os promotores anunciam em uma coletiva à imprensa que, ''finalmente, chegou à capital do paladar: Roma''. O evento está agendado de 20 a 23 de setembro no Auditorium Parco della Musica, com o patrocínio da prefeitura de Roma e do Departamento de Cultura da Região do Lazio.
''No Auditorium não poderia faltar a arte culinária", comentaram os organizadores da nova etapa na Itália.
Nos quatro dias, queremos aproximar esse setor gourmet de Roma do público em geral, levando os grandes chefs para as ruas. E o público mostra que quer conhecer estas novas estrelas, não raro presentes em programas na TV e autores de livros.
De acordo com as estimativas dos organizadores, cerca de 150 mil entre pratos, copos e talheres, todos biodegradáveis, serão usados para saborear os pratos preparados diariamente por uma dúzia de conhecidos chefs romanos, a preços acessíveis.
Doze chefs de outros tantos restaurantes da moda, prepararão três pratos ao preço entre 4 e 6 sestércios. Sim, sestércios, não euros porque, como explicam os organizadores, Taste é sinônimo de festa e, como tal, deve assumir uma dimensão de f'az de conta', um jogo lúdico, para se divertir comento, que inclui o dinheiro dos antigos romanos.
Os pratos dos chefs são criados para surpreender e entreter, mas também para saciar o apetite dos clientes. Na verdade, o prato será apenas o culminar de uma jornada que vai mostrar toda a cadeia de transformação da matéria-prima em alimento, regada a 36 rótulos selecionados pela histórica enoteca romana Trimani. (ANSA)

domingo, 9 de setembro de 2012







CINQUE TERRE, OU AS CIDADEZINHAS QUE RENASCERAM DA LAMA


Por Stefania Passarella

MANAROLA, 28 AGO (ANSA) - Após as imagens do desastre causado pela enchente do último outono (boreal), o fascínio pelas Cinque Terre ressurge com força no exterior.
Budget Travel, uma revista especializada em dicas de férias ao alcance de todos os bolsos, aconselha o canto pitoresco da 'bota' como um dos mais "coloridos" do mundo, uma peculiaridade que faz a viagem valer muito a pena.
Há cidades no mundo "que não precisam acender o neon para iluminar a paisagem", diz a revista, mas da Itália à Argentina existem povoados cujo colorido "é o grande diferencial".
Declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco, como recorda Budget Travel, as cinco cidadezinhas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso são um caleidoscópio de cores. Destaque especial para o antigo centro de Manarola, ideal para que as fotos da viagem assumam todas as tonalidades "exceto o desbotado bege". A paleta inclui do azul do mar ao vermelho, amarelo, verde das casas encravadas na rocha.

Já "de pé" na primavera (boreal), após a enchente de outubro, o Parque Nacional das Cinque Terre consolidou neste verão a recuperação da promoção turística. Todos os povoados encarapitados nas rochas sobre o mar ressuscitaram e, lentamente, foi reaberta a rede de trilhas conhecida em todo o mundo pelos percursos de tirar o fôlego. Os esforços também foram reconhecidos pela mídia estrangeira especializada em viagens e turismo.
Gadling.com, um dos maiores blogs de viagens, dizia em fins de julho que as Cinco Terras deveriam ser o destino de viagem principalmente por ter mantido o charme de outros tempos e um estilo simples. "A região, lê-se no site, não sucumbiu e nem cedeu ao mundo corporativo, enquanto suas colinas cortadas por terraços, as casas multicoloridas, as pequenas lojas oferecem a oportunidade de experimentar a vida real da riviera italiana".
Coroando essa mistura, Gadling inclui as delícias culinárias locais (uvas, azeitonas e pesto) e a possibilidade de fazer excursões.
Para Irish Times uma viagem às Cinque Terre é uma das formas de experimentar a Dolce Vita na Itália; enquanto um repórter do The Chronicle Herald, que recentemente visitou a via dell'Amore, define os povoados das Cinque Terre como lugares "suspensos no tempo". Condé Nast Traveler elogiou o trabalho dos italianos, em especial para a reconstrução de Vernazza. (ANSA)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Verão 2012 foi o segundo mais quente desde 1800


ROMA, 5 SET (ANSA) - Para a Itália este foi o segundo verão mais quente desde 1800, com uma anomalia de +2.32 graus acima da média do período de referência 1971-2000. O mais quente, de acordo com o CNR (Conselho Nacional de Pesquisas), foi o verão de 2003 (+3.72 graus em relação à média).
Os três meses do verão italiano registraram anormalidades termométricas muito relevantes: +2.57 em junho (o 3º mais quente), +1.94 em julho (6º mais quente) e +2.45 para agosto (3º mais quente). Anomalias estas muito modestas se comparadas ao excepcional 2003: 4.80 para junho, 2,53 para julho e 3,84 para agosto, todos os três em primeiro lugar no ranking dos seus meses respectivos. Em 2003, o mês de maio também foi o mais quente (+2.71) desde 1800.
O verão de 2012 também apresentou anomalias importantes, só que negativas, quanto ao índice pluviométrico. A Itália fechou com um déficit de 48% em relação à média, posicionando-se no 11º lugar do ranking do verão mais seco dos últimos 200 anos. Isso agravou um período de escassez de água que já dura há meses principalmente para o norte de Itália, onde o déficit de precipitação desde o início do ano é 33% maior do que a média do período de referência, o segundo por estiagem dos últimos 70 anos, depois do de 2003 (naquele ano, nos primeiros oito meses, o déficit foi de -47%).

Este quadro poderá ser lembrado como 'ameno', de acordo com estudo da Agência Europeia do Meio Ambiente: novo mapa indica que nas cidades italianas e, em geral nas do sul da Europa, até o fim do século haverá pelo menos 50 dias por ano de calor extremo.
O mapa, baseado em dados do relatório "Adaptação urbana às alterações climáticas na Europa" da mesma agência, analisa 500 cidades em todo o continente, tendo em conta também a porcentagem de áreas verdes sobre a área total, o que é essencial para limitar o chamado "efeito de ilha de calor", ou seja, o aumento da temperatura devido ao calor acumulado no concreto.
Para toda a Itália, o sul da França e Espanha, Sérvia e parte da Turquia, os peritos calcularam que entre 2071 e 2100 por pelo menos 50 dias por ano a temperatura superará os 35 graus durante o dia e os 20 durante a noite.
"O mapa mostra claramente que os espaços verdes urbanos podem aliviar as ondas de calor, escrevem os especialistas da agência, e que, ao contrário, a densidade populacional muito elevada acentua o efeito 'ilha de calor'. Estas informações dão uma ideia sucinta dos problemas de adaptação das cidades". (ANSA)